Retenção e motivação nos seu negócio
Com 90% das organizações focadas na retenção de talentos, se o seu time de líderes estiver se perguntando como manter os melhores profissionais na empresa, eles não estão sozinhos.
A retenção de funcionários vai além de evitar que eles peçam demissão; trata-se de tornar sua organização um lugar atraente para os melhores talentos. Não basta apenas satisfazer seus colaboradores; é necessário envolvê-los, desafiá-los, apoiá-los fazendo com que o seu trabalho seja mostrado.
Como fazer isso? Aproveitando o poder da motivação dos funcionários.
“Quando os funcionários trabalham em um ambiente projetado para atender às suas necessidades específicas de motivação, eles tendem a se sentir mais realizados e felizes”, compartilhou Krista Sheets, Presidente da Competitive Edge, Inc. “Eu testemunhei isso diversas vezes em nosso trabalho. Com essas características, a produtividade da organização cresce, enquanto a satisfação dos funcionários se traduz em lealdade e dedicação de longo prazo.
Como você mede a retenção de funcionários?
A motivação pode parecer um conceito muito abstrato, mas como você pode entender o que realmente apaixona seus funcionários? Após atender às necessidades básicas de qualquer colaborador — salários competitivos, benefícios e segurança — você ainda pode não estar explorando todo o potencial de sua equipe, assim como eles podem não estar atingindo o máximo de suas capacidades.
“A maioria das pessoas não consegue identificar com precisão seus pontos fortes”, afirmou Suzie Price, autora, consultora, podcaster e fundadora do Priceless Professional Development. “Se não sabem onde realmente se destacam, como podem encontrar um trabalho que os motive e os realize?”
É aqui que as ferramentas de assessment da TTI Success Insights entram em cena. Uma ferramenta de assessment precisa ser baseada na ciência, como as 12 Forças Impulsionadoras®. Ela traz clareza a respeito de como melhor motivar cada colaborador.
“Os relatórios de assessments fornecem uma base de informações para que as pessoas expressem suas paixões e necessidades no ambiente de trabalho”, explicou Price. “Quando entendem o que valorizam, as pessoas podem procurar posições que as preencham e as entusiasmem, em vez de simplesmente aceitar qualquer atividade profissional.”
Por que a motivação é importante para a retenção?
Agora que você conhece uma ferramenta que traz valiosas informações a respeito do que motiva cada colaborador, é importante entender por que você deve focar seus esforços na retenção profissional.
Reconhecimento melhorado
Colaboradores que receberam reconhecimento de alta qualidade no trabalho tiveram 45% menos probabilidade de deixar o emprego entre 2022 e 2024, de acordo com a Gallup .
Quando alguém se sente valorizado no local de trabalho, ele se envolverá mais profundamente com suas atividades. Sentir-se valorizado vai além de receber elogios pelo trabalho; significa ser genuinamente compreendido como indivíduo, com suas motivações, valores e necessidades reconhecidos. Quando um trabalho aborda as paixões de um indivíduo e o apoia em suas atividades, ele sabe que a organização se importa com o que ele precisa e quer em seu trabalho.
“Se você não prestar atenção às motivações individuais de sua equipe, corre o risco de perdê-las – junto com o verdadeiro valor de sua organização.”, disse Sheets. “Deve haver um forte alinhamento com a cultura da organização e as decisões de negócios que ela toma. As pessoas abraçam essas decisões quando sentem autenticidade, não manipulação. Projetar uma estratégia de recompensa e reconhecimento para as necessidades únicas de realização de cada pessoa é essencial para promover a confiança e manter a retenção.”
Menos estresse
Um estudo da BMC Public Health descobriu que o estresse ocupacional aumenta significativamente o risco de rotatividade dos funcionários.
O estresse é um problema substancial em muitos locais de trabalho e contribui para o esgotamento, a insatisfação no trabalho, o conflito interpessoal e, por fim, maior rotatividade.
A boa notícia é que esse problema tem solução! Quando os locais de trabalho abordam ativamente os estressores, além de investir no bem-estar de seus funcionários, as equipes se tornam mais apoiadas, engajadas e motivadas em suas atividades.
Líderes podem criar ambientes alinhados com os valores de seus funcionários ao oferecer oportunidades de desenvolvimento, reconhecer contribuições e adotar políticas de trabalho flexíveis, permitindo que eles conciliem suas atividades profissionais com interesses pessoais. Implantar avaliações de assessment regularmente ajuda a compreender a motivação dos colaboradores, permitindo que as organizações invistam nos benefícios mais relevantes. Quando você entende o que motiva uma pessoa, pode moldar sua experiência de trabalho com base nesses princípios essenciais, aumentando o engajamento e a satisfação.
Melhor cultura empresarial
Depois de entrevistar mais de 20.000 trabalhadores ao redor do mundo, analisar 50 grandes empresas, conduzir dezenas de experimentos e vasculhar o cenário da pesquisa acadêmica em diversas disciplinas, chegamos a uma conclusão: o motivo pelo qual trabalhamos determina o quão bem trabalhamos — Harvard Business Review.
A cultura da empresa é mais do que uma palavra da moda: é um fator crucial para a retenção e o engajamento dos funcionários.
“Os membros da equipe precisam ter um senso de pertencimento para se sentirem valorizados em uma organização”, disse Sheets. “Para fazer isso, os líderes devem primeiro entender e trabalhar em áreas de pontos fortes e singularidades. Com base nisso, é possível projetar uma cultura que incentive os indivíduos a construírem conexões significativas no ambiente de trabalho. Essas relações fortalecem a confiança e o senso de cuidado mútuo, criando um ambiente mais colaborativo e engajador. Como resultado, essa abordagem contribui para a retenção de talentos a longo prazo.
Encontrando a combinação certa
Um dos aspectos mais benéficos do uso de ferramentas de assessment para entender a motivação dos funcionários é a maneira como isso ajuda no alinhamento de cada colaborador com o seu respectivo cargo. Se um funcionário contribui positivamente para a cultura da empresa, mas não se encaixa bem com o seu cargo atual, você não precisa necessariamente demitir essa pessoa. Você pode olhar para seus motivadores, bem como o seu conjunto de habilidades e ver se eles se encaixariam melhor em uma posição diferente.
“As pessoas querem se sair bem, e tudo se resume à adequação ao trabalho”, disse Price. “Ficar entusiasmado e envolvido no trabalho requer uma forte compreensão do que motiva cada um. Se você tem uma pessoa apaixonada, pode mudar o cargo ou as responsabilidades de uma posição.”
Essa abordagem permite que as organizações criem um pipeline interno de talentos robusto, o que ajuda no engajamento, reduzindo os custos de integração e fortalecendo a fidelização dos funcionários.
Aumente a retenção por meio da motivação
A retenção de colaboradores vai além de simplesmente mantê-los na folha de pagamento; trata-se de cultivar um ambiente de trabalho que promova engajamento, motivação e satisfação, garantindo que as pessoas se sintam valorizadas e conectadas à organização.
Ao entender e aproveitar os fatores que motivam cada membro da equipe, as organizações podem elevar a satisfação no trabalho e fortalecer uma cultura organizacional da qual os funcionários se orgulham de fazer parte. Investir em ferramentas de assessment permite que os líderes alinhem as responsabilidades pessoais às motivações de cada um, promovendo um melhor alinhamento profissional e maior realização pessoal nos colaboradores.
Essa abordagem não melhora apenas a retenção; ela transforma seu local de trabalho em um ambiente dinâmico onde as pessoas são motivadas a contribuir, colaborar e prosperar. Priorizar os motivadores pessoais dos colaboradores não é bom apenas para a retenção — é a base de uma força de trabalho bem-sucedida, resiliente e leal. Se você quer aproveitar o poder da motivação em sua organização, a TTISI pode ajudar. Entre em contato conosco aqui ou no Whatsapp para saber mais.