11 5632-3040 suporte@ttisi.com.br

O DISC e a análise SWOT

O DISC e a análise SWOT

A análise de SWOT (strenghts, weaknesses, opportunities e threats), que em português pode ser chamado FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), tem seu desenvolvimento creditado a Albert Humphrey, em uma pesquisa na Universidade de Stanford.*

É uma ferramenta que pode ser utilizada para análise de cenários em empresas, ou mesmo para pessoas.

Pensando na utilização desta ferramenta em pessoas, temos as Forças e Fraquezas relacionadas à pessoa, como, por exemplo, talentos e limitações, enquanto que Oportunidades e Ameaças estão relacionadas ao ambiente externo.

Uma das ferramentas para identificar Forças e Fraquezas de uma pessoa é a metodologia DISC de análise comportamental, a qual mensura traços de Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

Lembro que uma pessoa é muito mais do que seus comportamentos. O perfil DISC de uma pessoa pode ser de grande valia para uma análise SWOT, porém reforço que o DISC é apenas uma parte da pessoa.

Um importante cuidado é colocar a palavra “prováveis” antes de Forças e Fraquezas, pois é importante confirmar com a pessoa, uma vez que maturidade, experiência e outras dimensões da personalidade podem influenciar a leitura de um gráfico DISC e suas respectivas características.

Abaixo coloco algumas características de Forças e Fraquezas que podem ser retiradas de um gráfico DISC, levando em consideração os fatores com intensidade acima da média da população.

DOMINÂNCIA
Prováveis forças:
Corajoso
Ousado
Objetivo
Determinado
Competitivo

Prováveis fraquezas:
Arrogante
Prepotente
Abrasivo
Nervoso
Intimidador
INFLUÊNCIA
Prováveis forças:
Comunicativo
Sociável
Persuasivo
Carismático
Entusiasmado

Prováveis fraquezas:
Prolixo
Superficial
Inconveniente
Disperso
Pode falar em excesso
ESTABILIDADE
Prováveis forças:
Planejado
Metódico
Calmo
Bom ouvinte
Cooperativo

Prováveis fraquezas:
Acomodado
Passivo
Dependente
Resistente a mudanças
Possessivo
CONFORMIDADE
Prováveis forças:
Detalhista
Analítico
Cuidadoso
Organizado
Busca altos padrões

Prováveis fraquezas:
Evasivo
Hesitante
Distante
Medroso
Preocupado

Ao utilizar a ferramenta DISC para processos de Coaching ou outras iniciativas de desenvolvimento, leve em consideração que esta metodologia é neutra, ela não classifica as pessoas em boas ou ruins e não há nenhuma relação entre um perfil DISC e sucesso ou fracasso de uma pessoa, ou então felicidade ou infelicidade.

Acredito que somos uma imensidão de talentos e possibilidades, com grandes oportunidades de desenvolvimento e crescimento, pessoal e profissional. A união do DISC com a análise SWOT pode ser uma positiva aliança para contribuir com aqueles que desejam se conhecer melhor, se desenvolver, tomar decisões relevantes e atingir importantes objetivos.

*Fonte: Wikipedia.

Você também pode gostar…
Open Modal
×