11 5632-3040 suporte@ttisi.com.br

O sucesso de cada um de nós é a resultante de uma série de variáveis, sobre as quais algumas temos mais e outras temos menos controle. Um dos componentes mais importantes para uma vida bem-sucedida, com saúde física e emocional, é o nível de autoconhecimento e autocontrole que uma pessoa tem. A clareza que se possui a respeito de seu lugar no futuro está diretamente relacionada com o quanto cada um se conhece. Ferramentas de assessment são ótimos meios para uma pessoa descobrir e manifestar seus talentos, os quais são sempre singulares.

Instrumentos que propiciam um maior autoconhecimento, comumente chamados no mercado de ferramentas de assessment, quando bem elaborados, por pessoas experientes no ramo, trazem informações muito relevantes a respeito dos talentos e oportunidades de desenvolvimento de um indivíduo, aproximando-o de sua natureza e com isso permitindo-lhe obter uma maior clareza a respeito de qual caminho trilhar na vida, aquele que irá fazer com que cada um de nós encontre a pessoa que nascemos para ser.

Quanto mais nos conhecermos, maior a probabilidade de acertarmos em relacionamentos e atingirmos sucesso profissional. Investir no autoconhecimento também é chave para a realização de nossa missão.

Conhecer-se é importante, porém tanto quanto é saber o que deve ser feito na jornada em direção ao que se busca na vida, principalmente quando em comparação com as pessoas à volta, por isso a qualidade das descrições de cargo de cada um – sim, no plural, pois temos vários cargos, ou papéis, na vida. Por exemplo, uma mulher pode ter os seguintes papéis: mãe, filha, avó, irmã, amiga, estudante, funcionária, empreendedora, esportista, ativista social, etc.

Para que uma pessoa tenha uma alta e consistente velocidade em direção à realização de seus objetivos de vida, é fundamental que as descrições dos papéis sejam claras e que não haja conflito entre elas.

Uma ferramenta de assessment pode revelar, ou apenas informar, que determinado empreendedor é comportamentalmente arrojado, corajoso, rápido, comunicativo, carismático, entusiasmado e criativo, porém essas características apenas serão utilizadas e expostas se esta pessoa souber o que deve ou não fazer ao chegar à sua empresa, o que é de sua responsabilidade, ou seja, o que faz parte de sua descrição de cargo. Se em determinado momento este dono de empresa passa a ter um sócio, mas sem uma conversa clara a respeito das obrigações de cada um e divisão de responsabilidades, veremos uma queda na velocidade das ações, na iniciativa, engajamento e, por final, nos resultados.

Esse mesmo empreendedor pode, ao ter seu primeiro filho, perceber que surgiu um novo papel, o de pai, o qual irá se relacionar com todos os outros papéis já existentes, tirando tempo ou até mesmo conflitando. Neste caso, esta pessoa poderá, por exemplo, ter um conflito interno para decidir se continua trabalhando até mais tarde ou se volta mais cedo para ver seu filho antes de ele dormir.

Quanto maior for o autoconhecimento de uma pessoa, mais clara será sua missão, enquanto que descrições claras e não conflituosas dos papéis na vida trarão a iniciativa, produtividade e engajamento necessários para percorrer o caminho em direção à conquista dos objetivos de vida, em velocidade ótima.

Obs.: Este artigo foi escrito com base em conceitos de inteligência emocional, DISC e principalmente axiologia, nas dimensões de conhecimento de papel e auto-orientação.

× Como podemos te ajudar?